Desde há alguns meses que sigo, no Instagram, uma conta que me vem despertando a atenção pela forma como uma professora apresenta determinadas estratégias de ensino da Álgebra. A conta é I Teach Algebra.
Uma das estratégias pareceu-me, neste momento em que iniciarei a tão polémica unidade de Funções nas minhas turmas do 9.ºano, muito interessante.
Assim, arregacei mangas e pus mãos à obra. Confesso que o primeiro desdobrável foi o mais moroso. Os outros foram mais rápidos. Para terem uma ideia, num final de tarde consegui fazer três. Com eles farei a revisão da noção de função; função de proporcionalidade direta e de função afim.
Futuramente pretendo fazer outros, quer para a função de proporcionalidade inversa e quer para a função quadrática.
Estes desdobráveis também se tornam interessantes pelo facto dos alunos poderem completar, num dos versos, com as suas próprias notas.
Aqui fica o material que desenvolvi para revisões de 7.ºano e 8.ºano.
Desdobráveis para cadernos diários dos alunos
Deixo aqui, também, o link para acesso a um dos vídeos, publicados na conta de Instagram mencionada, que exemplifica um dos seus desdobráveis, assim designados por mim.
Bom trabalho para todos!
Sem comentários:
Enviar um comentário